All

creative direction on SYSTEMS AND METHODS / SISTEMAS E MÉTODOS #01

SISTEMAS E MÉTODOS

parte #01 : o que é um sistema?

“A system is a group of interacting or interrelated entities that form a unified whole” — wikipedia

Por sistema entendo os diferentes componentes que geram uma relação entre elementos, temas ou princípios proporcionando uma linguagem narrativa capaz da maior abstração tanto quanto da maior configuração possível ou imaginável.

 

A prática do sistema é uma realidade comum na abordagem dada aos diferentes projetos das áreas de arquitetura, design gráfico e design web. O foco do sistema é a capacidade que este tem de se adaptar, renovar e reutilizar, demonstrando sempre que a sua existência comprova-se da teoria à prática.

 

O grande objeto de estudo studium chama-se SISTEMA METODOLÓGICO, aqui fica o seu resumo : 

 

O que é? O seu nome explica-o : é um sistema.

 

É o conjunto de informações, aplicadas a um método, de relevância teórica e prática, construído a partir do desenvolvimento racional de um processo sequencial, em qualquer meio, tema ou ambiente de trabalho.

 

É a descrição da minha abordagem metodológica, sobre a implementação dos fatores autonomia e decisão, tanto a grupos como a indivíduos que assentam a sua atividade em estruturas de conteúdo crítico e criativo. Esta é a abordagem que permite estabilizar uma forma de estar, pensar, projetar, criar e produzir. É em sim, uma forma de ser.

 

De base procedural, o sistema metodológico visa a ativação de um conjunto de premissas, implícitas e explícitas, na perspectiva da auto-verificação e sempre através do caminho da irrefutabilidade. Neste sistema, o gosto e a estética são apenas o resultado da abordagem do autor e nunca os fatores últimos de avaliação de uma solução. Assumir a presença de um algoritmo aberto nesta metodologia, permite que o sistema utilize a progressão matemática como auxílio ao desenvolvimento do projeto e é este apoio sustentado, proporcional e percentual, que gera a análise tão ou mais importante que a atividade criativa, bem como a noção concreta do seu resultado. Sem limitar direciona, aponta e orienta, seja o rumo ou o ritmo pretendido e sempre dentro do contexto em que se aplica o binómio tempo e custo.

 

O sistema metodológico foca-se na estrutura e progressão do processo, no raciocínio cumulativo e procedural que pode ser aplicado a tudo aquilo o que pretendermos, precisarmos ou procurarmos e pela sua universalidade atual, a um largo e complexo espectro de atividades.

 

Este documento gera a normalização, pela sistematização, da conclusão simplificada da abordagem racional do ato de decisão. Insinua uma abordagem, perfeitamente livre e sem condicionantes, construída sobre um conjunto finito de etapas, procedimentos, ações e iniciativas que estruturam o processo criativo e crítico, o humano criador e o resultado, como se de um processo orgânico se tratasse.

 

Do ponto de vista da direção criativa não há nada mais relevante do que  a implementação das boas práticas junto de uma equipa criativa ou de produção. A sistematização distancia-se de qualquer processo mecanicista e assume sim uma perspetiva baseada em lógica, em processo e em acumulação de informação. Este é o primeiro escrito sobre SISTEMAS studium.

 

Catarina Rodrigues . diretora criativa studium
Scroll Up