All

Arkipélago Cultural . Candidatura CRIATÓRIO

A presença do studium . creative studio na ativação da cidade do Porto é cada vez mais evidente. A minha ação, enquanto autor polímata é feita através de ferramentas de comunicação, curadoria, exposição, programação e participação ativa nos eventos propostos e promovidos por diferentes agentes culturais da cidade.

 

2019 é o ano de candidatura ao CRIATÓRIO — concurso anual de apoio à criação artística no Porto “cujo objetivo passa por contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas artísticas, e que no Porto podem encontrar um contexto propício ao desenvolvimento da sua prática profissional”.

 

A proposta Arkipélago Cultural foca-se na ativação e sinalização do território e da paisagem ( as ilhas ), no cruzamento entre a geografia das memórias com os lugares das histórias ainda por contar; as do arquipélago bio-etnográfico¹ e do novo mapa ​indie​ cultural da cidade do Porto.

 

 

 

A minha proposta >>>>>> DOWNLOAD 

 

 

 

¹ ​A bio-etnografia do arquipélago portuense
Saiamos à rua. Num percurso típico de homem, mulher ou criança podemos descobrir os mais variados conceitos que irão para sempre influenciar, não só as nossas rotinas de reconhecimento do território como, acima de tudo, gerar as memórias dos lugares que nos marcam para sempre. Pela particularidade da sua personalidade, pela perspicácia ou pelo enquadramento especulativo/experimentalista, nós, seres, estaremos para sempre vinculados aos lugares ​bio-etnográficos ​que melhor representam o património cultural que acumulamos por escolha. Na rua, 03 entidades meramente representativas (o homem, a mulher e a criança) enfrentam a simbologia da cidade, essa que cada vez mais se alimenta de diferentes considerações materiais e imateriais através de discursos sociais e antropológicos potenciados pela experiência ​per se​. A fisicalidade dos símbolos assume que o reconhecimento é garantido, é obrigatório, é fulcral à sua conversão para o meio digital.

 

Scroll Up