GRAPHIC

Andante

 

Respeitar a marca, implantada no quotidiano do seu público (sejam utentes residentes ou itinerantes, nomeadamente turistas) ao manter a designação de marca e o grafismo, prefigura a abordagem correta e inteligente em redefinir a imagem e reposicionar a marca na desejada atitude positiva relativamente ao transporte público. Sem acrescentar mais e demais, elaborar o necessário para garantir a noção de percurso da marca, de herança plena de património, onde se convida à apropriação de um futuro comum entre o impulso da marca e a aceitação do seu público.

A acessibilidade também é visual. Além de física e motora, esta acessibilidade tem que garantir a inclusão de todos os utilizadores pela descrição objetiva dos seus componentes conceptuais, materiais e imateriais, numa mensagem gráfica técnica e formalmente plena de conteúdo e intenção. Por simplificação, por racionalização semântica de um conjunto de intenções que promovem a sustentabilidade urbana, a mobilidade livre de constrangimentos e dogmas culturais, transcendendo barreiras de locais e regiões, públicos e estratos, operadores e sistemas de mobilidade.

Realisticamente, comprometer o público na marca, pela aptidão criativa em gerar interesse. Inverter a passividade da comunicação desde a origem, na atividade do compromisso relacional entre os valores e as ações que suportam a marca. Sugerir que a empatia com a ação se transforme numa relação duradoura, cheia de interesse e sempre renovada, trabalhada, ajustada, planeada e flexível pela utilização de campanhas e ações que ocupem o imaginário de milhares de utentes e interessados numa concordância de prazer e não de obrigação ou comprometimento institucional.

Transportar a marca e os seus valores para a propriedade individual de cada utilizador, desde o mais assíduo ao mais efémero, onde podemos gerar retorno – seja por reconhecimento de uma mensagem coerente e atual, pela interação lúdica, simples e divertida, pela informação objetiva e rigorosa ou até pela renovação constante de uma linguagem gráfica flexível e sistematizada, onde é possível a propagação pela integração e associação de todos.

É nesta modernidade, sagaz, sistemática e disciplinada que apresento a motivação criativa deste projeto, o mesmo que por tudo o que consegue gerar, não se extingue por conclusão, no momento em que se apresenta ao seu público.

Andante